Vindo de boas campanhas em torneios de nível challenger no saibro europeu, o paulista João “Feijão” Souza deu continuidade à boa fase e garantiu um lugar na chave principal do ATP 250 de Kitzbuhel, último torneio de primeira linha em quadras de terra batida na temporada. Atual 106º do ranking e terceiro favorito no quali, Feijão superou uma dura batalha diante do russo Aslan Karatsev, 306º, com parciais de 7/6 (7-5), 2/6 e 6/4 em 2h39 de partida.
Feijão começou a partida deste domingo dominando as ações. O número 2 do Brasil rapidamente abriu duas quebras de vantagem sobre o jovem rival de apenas 20 anos, mas permitiu a reação do russo que o quebrou nas duas vezes em que teve de sacar para o set. No tiebreak, Feijão fez valer a experiência e fechou com apertada vantagem.
O segundos set foi de domínio do russo que obteve três quebras e perdeu o saque apenas uma vez. Já na última parcial os dois tenistas vinham confirmando os saques sem enfrentar grandes problemas, até que Feijão conseguiu quebrar o serviço do rival no decisivo sétimo game.
Será a terceira participação de Feijão no ATP austríaco. Em sua primeira campanha, há três anos, o paulista de Mogi das Cruzes também precisou passar pelo torneio qualificatório e manteve o embalo para chegar à semifinal do torneio e entrar pela primeira vez no grupo dos cem melhores do ranking mundial. Na temporada seguinte, entretanto, Feijão entrou direto na chave, mas não conseguiu repetir o bom desempenho e acabou eliminado ainda na primeira rodada.
Já o experiente gaúcho André Ghem, 245º do ranking, não teve a mesma sorte e caiu na rodada final do qualificatório frente ao argentino, 103º e cabeça 2, com placar final de 6/4, 3/6 e 6/3 em 2h14 de jogo. Ghem obteve duas quebras de saque ao longo do jogo, ambas no segundo set, e perdeu o serviço em três oportunidades, uma no primeiro e duas no terceiro set.
Feijão pode ter a chance de vingar Ghem logo na primeira rodada da chave principal, uma vez que está previsto um cruzamento entre dois jogadores vindos do qualificatório. Também furaram o quali o espanhol Albert Ramos e o croata Viktor Galovic. Feijão também poderá o cabeça 5 e esperança local Dominic Thiem ou o espanhol Pablo Carreno, oitavo favorito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar