27/07/2014

Andujar vence Monaco e fatura o ATP de Gstaad


2014/estrangeiros_outros/andujar_gstaad_trofeu_int.jpg

O espanhol Pablo Andujar chegou ao seu terceiro título no circuito após marcar 6/3 e 7/5 em 1h32 sobre o argentino Juan Monaco na decisão do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, realizado em quadras de saibro. Aos 28 anos, venceu seu primeiro título fora de Casablanca, no Marrocos, evento onde dominou no biênio de 2011 e 2012, e torna-se o 9º espanhol a vencer o tradicional evento suíço, que é disputado desde 1968, garantindo o 15º título para seu país.

Além de Andujar, os outros espanhóis que conquistaram o torneio foram Andrés Gimeno, Emilio Sanchez, Sergi Bruguera, Albert Costa, Felix Mantilla, Alex Corretja, Nicolas Almagro e Marcel Granollers.

Em um primeiro set com serviços firmes e poucas chances de quebra, Andujar salvou no sétimo game o único break-point que enfrentou na parcial e aproveitou uma das duas chances que teve logo na sequência, para largar à frente no placar.

O segundo set começou com domínio do argentino, que rapidamente abriu a vantagem de 3/0. Monaco chegou a sacar para o set com 5/3, mas sofreu a quebra e permitiu uma incrível reação de Andujar no final do jogo. O espanhol venceu quatro games seguidos e selou a vitória em sets diretos no primeiro encontro entre os tenistas no circuito.

No caminho para a conquista, Andujar passou por três cabeças de chave. Na estreia, o espanhol contou com a desistência do cabeça 6 francês Gilles Simon durante o segundo set. Depois, Andujar passou por duelos caseiros contra Marcel Granollers e Fernando Verdasco, segundo e quarto favoritos, nas quartas e semifinais.

Atualmente na 71ª posição, Andujar deverá ganhar cerca de 20 posições e só não voltará ao top 50 caso o finlandês Jarkko Nieminem perca a final do challenger de Tampere, em casa. A marca ainda é distante do melhor ranking de Andujar, o 33º lugar obtido em setembro de 2012.

Por sua vez, Monaco também tem bastante a comemorar. Ex-top 10, o argentino sofreu uma queda acentuada no ranking ao longo dos dois últimos anos e disputou o torneio desta semana ocupando o modesto 105º lugar. Com a campanha no saibro suíço, Monaco retorna ao grupo dos cem melhores e estará em 81º na próxima atualização da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar