Barcelona vence Real Madrid e segue firme na liderança do Espanhol

O FC Barcelona somou hoje a sétima vitória nas últimas 10 visitas ao Estádio Santiago Bernabéu para a Liga espanhola de futebol, ao vencer o Real Madrid por 3-0, em encontro da 17.ª jornada da Liga espanhola.

O uruguaio Luis Suárez, aos 54 minutos, o argentino Lionel Messi, aos 64, de grande penalidade, e Aleix Vidal, aos 90+3, selaram o triunfo do ‘Barça’, que, pela primeira vez na história, encandeou três triunfos na casa ‘merengue’ no campeonato.

No total dos últimos 10 jogos, registam-se sete triunfos do FC Barcelona e apenas dois do Real Madrid, mais um empate, com os forasteiros a somarem 28 golos - 11 deles de Messi, o melhor marcador do ‘clássico’, com 25 -, contra 14 do Real Madrid.

Nas duas últimas temporadas, a formação catalã tinha goleado por 4-0 em 2015/16, com dois tentos de Luis Suárez, um do brasileiro Neymar e outro de Iniesta, e vencido por 3-2 na época passada, graças ao ‘famoso’ tento de Messi aos 90+2 minutos.

Antes, o Real Madrid marcara primeiro, pelo francês Karim Benzema, e o colombiano James Rodríguez empatara a dois, depois da reviravolta dos catalães, conseguida com um primeiro gol de Messi e outro do croata Ivan Rakitic.

Na última década, o ‘Barça’ começou por golear por 6-2 em 2008/09, na ‘era’ Pep Gurdiola, num embate em que Messi ‘bisou’, tal como o francês Thierry Henry. O ex-‘capitão’ Puyol também faturou, com Piqué a fechar a contagem.

Na época seguinte, os catalães voltaram a ganhar, agora por 2-0, com mais um tento de Messi e outro de Pedro Rodríguez, e, em 2010/11, registou uma igualdade 1-1, com o argentino e Cristiano Ronaldo a marcarem de penálti.

Em 2011/12, o ‘Barça’ somou o terceiro triunfo em quatro anos, ao ganhar por 3-1. Benzema adiantou os ‘merengues’ no primeiro minuto, mas os forasteiros responderam com tentos do chileno Alexis Sanchéz, de Xavi Hernández e Cesc Fàbregas.

O Real Madrid conseguiu, finalmente, ganhar em 2012/13, por 2-1, graças a um tento de Sergio Ramos, aos 81 minutos, depois de Messi anular o tento inicial de Benzema.

Em 2013/14, o FC Barcelona voltou aos triunfos, agora por 4-3, num embate decidido por Messi, que logrou um ‘hat-trick’, incluindo os dois penáltis que decidiram o jogo. Benzema ‘bisou’ para os locais e Ronaldo também marcou, tal como Iniesta.

Na época seguinte, o Real Madrid somou o segundo triunfo nos últimos 10 anos, ao vencer por 3-1, com tentos de Ronaldo (grande penalidade), Pepe e Benzema, depois de Neymar dar vantagem à formação da Catalunha logo aos quatro minutos.

Comentários