Definidos os grupos da Copa das Confederações 2017

O sorteio da Copa das Confederações ditou, este sábado, que Portugal vai integrar o grupo da Rússia na competição.

O sorteio da Copa das Confederações 2017 definiu este sábado que Portugal vai ter pela frente a anfitriã Rússia, a complicada seleção do México e a desconhecida Nova Zelândia, no primeiro duelo de sempre com a formação da Oceânia.

Colocada no Grupo A, a seleção lusa, que aparece pela primeira vez na competição e com o estatuto de campeão europeu, estreia-se a 18 de junho, em Kazan, perante o México, vencedor da Gold Cup da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas).

Naquele que será o quarto confronto, segundo oficial, entre as duas equipas, Portugal vai ter pela frente jogadores conhecidos como Herrera, Layún e Corona, do FC Porto, e Raúl Jiménez, do Benfica.

A formação nas 'quinas' nunca perdeu com os mexicanos e no único duelo oficial, na fase de grupos do Mundial 2016, venceu por 2-1, com golos de Maniche e Simão Sabrosa. Em 2014, num particular, Portugal venceu por 1-0 e em 1969, também num 'amigável', a duas equipas empataram a zero.

Segue-se a Rússia no dia 21 de junho, em Moscovo, naquele que promete ser o encontro mais complicado da seleção lusa na fase de grupos, já que nunca bateu os russos no seu terreno e também nunca marcou qualquer golo. O melhor que Portugal conseguiu foi um 'nulo' em 2005, na fase de apuramento para o Mundial2006.

O último encontro ocorreu em novembro de 2015, num particular que serviu de preparação para a fase final do Euro2016 e terminou com um triunfo dos russos por 1-0, em Krasdonar.

Portugal encerra a sua participação no Grupo A a 24 de junho, em São Petersburgo, perante a Nova Zelândia, naquele que à partida será o rival mais acessível do agrupamento.

Pela primeira vez, a seleção lusa vai defrontar os neozelandeses, que vão somar a quarta participação na Taça das Confederações, embora nunca tenha registado qualquer triunfo. O melhor que alcançaram foi um empate, na edição de 2009, na África do Sul, perante o Iraque (0-0).

Ao todo, a Nova Zelândia, que terminou sempre na oitava e última posição, regista sete derrotas e um empate, com dois golos marcados e 24 sofridos.

No Grupo B, o sorteio juntou Alemanha, Chile, Austrália e o representante africano, que só será conhecido em fevereiro do próximo ano.

Os dois primeiros classificados de cada grupo garantem um lugar nas meias-finais.

A Copa das Confederações, prova que serve de 'teste' para Mundial 2018, que vai decorrer igualmente na Rússia, arranca a 17 de junho do próximo ano e termina a 02 de julho, com a final a ser realizada em São Petersburgo. Moscovo, Sochi e Kazan também vão receber jogos da competição.



Comentários

Postagens mais visitadas