12/02/2016

Porto vira contra o Benfica e encosta nos líderes

Em um clássico movimentadíssimo no Estádio da Luz, o Porto voltou a sonhar com mais força com a taça do Campeonato Português. Nesta sexta-feira, a equipe do técnico José Peseiro reagiu na segunda etapa e contou com uma ótima atuação do goleiro Casillas para vencer o Benfica por 2 a 1. Mitroglou fez para os Encarnados, enquanto Herrera e Aboubakar garantiram a vitória.
Além do triunfo, os Dragões encerraram uma longa sequência de vitórias e de invencibilidade do rival. O Benfica vinha de oito triunfos consecutivos no Português - 11 levando em conta todas as competições, além de 13 jogos sem perder.Com o placar, o Porto, terceiro na tabela da liga, chega a 49 pontos e fica a três dos líderes Benfica e Sporting - os Leões jogam neste sábado, às 16h30, contra o Nacional e podem assumir a liderança isolada do torneio.
PRESSÃO E GOL DO BENFICA
Diante de seus torcedores, o Benfica começou melhor no jogo. Com mais posse, a equipe teve a primeira boa chance quando Pizzi exigiu boa defesa de Casillas, aos 15 minutos. E 120 segundos depois, saiu o gol dos Encarnados.
No meio de campo, Renato Sanches tabelou com Jonas. Quando recebeu de volta, o volante deu um passe por cima da zaga, Mitroglou dominou com a perna esquerda e bateu com a direita para balançar as redes e abrir o placar.
RESPOSTA DO PORTO
Apesar de sofrer o gol, o Porto não se desesperou. E conseguiu o empate 12 minutos depois. Brahimi passou para Herrera no meio. O meia acionou Layún na esquerda e recebeu de volta a bola na entrada da área. E não teve dúvidas: ajeitou e chutou rasteiro, de pé direito, para superar Júlio César e deixar tudo igual.
LAMENTA, BENFICA!
Depois do gol, o Benfica não se abateu. Não só se manteve bem no jogo como teve ao menos três boas chances de fazer o segundo. Na melhor delas, André Almeida cruzou para a pequena área e Mitroglou, livre de marcação, não conseguiu desviar de maneira adequada e mandou para fora.
Jonas esteve envolvido nas outras duas. Primeiro, soltou uma bomba de pé esquerdo que foi bem espalmada por Casillas. Na segunda, encarou a marcação de Martins Indi e puxou para esquerda. Corona chegou para cortar e quase fez um gol contra.
PORTO VOLTA MELHOR, MAS CASILLAS SALVA
Os papéis se inverteram na segunda etapa. Se o Benfica foi o dono da maioria das ações na primeira etapa, o Porto voltou do intervalo mais ativo.
Apesar de ter a bola, os visitantes viram Casillas fazer a primeira grande intervenção dos 45 minutos finais. Em ótimo contra-ataque, Pizzi deu passe na medida para Gaitán. O meia chutou rasteiro, e o goleiro espanhol deu um leve desvio para mandar para escanteio. 
Se o arqueiro do Porto trabalhou, Júlio César tirou "com os olhos" um chute. Aos 18 minutos, Aboubakar recebeu na entrada da grande área e arrematou com força - a bola foi para fora, raspando a trave direita do goleiro brasileiro.
GOL DE ABOUBAKAR E SAAAALVA CASILLAS
Júlio César, porém, pouco pôde fazer no lance seguinte. Em linda jogada, com toques de primeira, Aboubakar recebeu na entrada da área, ganhou a disputa do corpo e bateu na saída do goleiro brasileiro para decretar a virada.
O Benfica quase empatou na sequência. Após cruzamento da direita, Mitroglou recebeu a bola ajeitada e, na entrada da pequena área, chutou. Casillas, no reflexo e com o pé esquerdo, salvou o Porto mais uma vez. O espanhol ainda entrou mais uma vez em ação quando fez ótima defesa para evitar um gol contra de Martins Indi, que tentava afastar um cruzamento.
AGENDA
As duas equipes têm compromissos por competições europeias na próxima semana. O Benfica entra em campo na terça, quando encara o Zenit no Estádio da Luz pela Uefa Champions League. O Porto joga na quinta no Signal Iduna Park, onde encara o Borussia Dortmund pela Liga Europa.
Pela liga portuguesa, os Encarnados entram em campo novamente na próxima sexta-feira, quando jogam contra o Paços Ferreira, fora de casa. O Porto só atua no domingo, 21 de fevereiro, contra o Moreirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar