09/09/2015

Halep derrota Azarenka e faz semi em NY


2015/halep/0909_usopen_vibra_int.jpg

Pelo segundo jogo seguido, Simona Halep mostrou muito poder de reação e de recuperação física para garantir seu lugar na semifinal do US Open. A romena, vice-líder do ranking, venceu a 20ª colocada Victoria Azarenka por 6/3, 4/6 e 6/4 em 2h40 de disputa, além de 1h20 de interrupção por chuva. Nesta quinta-feira, a romena enfrenta a experiente italiana de 33 anos Flavia Pennetta, contra quem venceu uma e perdeu três.

Será a terceira semifinal de Grand Slam para Halep, de 23 anos. A romena conseguiu seu melhor resultado de tal porte no ano passado em Roland Garros, quando caiu para Maria Sharapova na decisão. Um mês depois, Halep foi superada por Eugenie Bouchard na penúltima fase de Wimbledon. Em 2015, ela foi às quartas na Austrália e conviveu com eliminações precoces em Paris e Londres.

Já Azarenka, que pouco a pouco vem se reerguendo no ranking depois de lutar contra lesões no ano passado não deverá ganhar posições, já que apenas defendeu as quartas obtidas no ano passado. A ex-número 1 conviveu com problemas principalmente no pé esquerdo na temporada passada e chegou a sair do top 50 no início do ano. Atualmente, ela ocupa o 20º lugar no ranking.

Com estilos baseados no jogo firme do fundo de quadra e maior presença de Azarenka na rede, Halep foi um pouco superior à rival em todos os aspectos no primeiro set. A romena sofreu a quebra no game inicial, mas rapidamente se recuperou com quatro games seguidos, fazendo bem a transição da defesa para o ataque nos ralis e abusando das paralelas.

Os números mostram como Azarenka não conseguiu impor seu jogo na primeira parcial e a vice-líder do ranking aproveitou as devoluções profundas para começar os pontos. 
Com dificuldades para encontrar um equilíbrio nos golpes durante o set inicial, Azarenka se perdia em erros ou em bolas que ficavam muito curtas e assim, Halep deu um banho nos winners, 12 a 4, além de ceder só 8 pontos de graça contra 14 da bielorrussa.

Aos poucos, Azarenka conseguiu ser agressiva e obter melhores índices na partida. A bielorrussa largou com 3/0 no segundo set e permaneceu à frente do placar mesmo nas duas vezes em que perdeu a quebra de vantagem, incluindo no delicado momento de sacar liderando por 5/3, quando quebrou Halep na sequência. O número de winners da ex-número 1 saltou para 14 e o de erros caiu para apenas 10. 

O set decisivo começou em ritmo alucinante, com Azarenka evitando três oportunidades de quebra e vencendo um game de 10 minutos e abrindo 2/0 logo depois. Vendo seu acerto de saque cair de 77% do set anterior para 58% no começo do terceiro set, Azarenka voltou a enfrentar dificuldades no serviço e permitiu que Halep devolvesse a quebra em outro game longo, com mais quatro break points.

No meio do quarto game, as jogadoras sentiram os primeiros sinais de chuva, que forçou a suspensão da partida por aproximadamente 1h20. Na volta, Halep colocou um ace para confirmar o serviço e empatar o set. Ambas as tenistas confirmaram dois games de maneira tranquila, até que Halep conseguisse uma importante quebra no sétimo game. 

Halep foi muito firme para cometer só cinco erros durante o último set, sendo apenas 3 no complemento da partida, enquanto Azarenka cedeu 18 pontos de graça à adversária, mesmo em momentos que comandava as ações com seu forehand. O número de winners na partida foi equilibrado, 40 a 38 para Halep, que cometeu 19 erros contra 42 da bielorrussa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar