12/06/2015

Nadal bate Tomic e vai à semifinal em Stuttgart

O espanhol Rafael Nadal quebrou um pequeno jejum nesta sexta-feira, quando voltou a precisar de três sets para avançar no ATP 250 de Stuttgart. Ao marcar 6/4, 6/7 (6-8) e 6/3 sobre o australiano Bernard Tomic, o canhoto garantiu vaga na semifinal em um torneio na grama pela primeira vez em quatro anos.

Desde o vice em Wimbledon-2011, o atual número 10 do mundo não passou das oitavas de final no Grand Slam britânico e também não conseguiu fazer semifinal em Halle, onde jogou em 2012 e 2014. Apesar do jejum, Nadal tem um currículo respeitável no piso. Ele tem dois títulos e três vices e, entre os jogadores em atividade, é o sexto com mais vitórias na superfície (55).

O cabeça de chave 1 busca vaga na final diante do francês Gael Monfils, 16º, que derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber. O espanhol lidera o retrospecto por 10 a 2, mas eles nunca se enfrentaram na grama.

Nesta sexta, Nadal se mostrou mais à vontade do que na estreia, contra o cipriota Marcos Baghdatis. Arriscou sacar e volear, inclusive em momentos importantes, disparou 14 aces, mas cometeu uma dupla falta ao “entregar” o segundo set ao rival e o forehand na paralela ainda pareceu descalibrado.

O início da partida teve games rápidos e tranquilos para os sacadores. O primeiro break point surgiu apenas no 3/3, Tomic salvou, mas dois pontos depois perdeu o serviço. O australiano voltou a ser pressionado em 3/5, salvou dois set points e forçou Nadal a sacar para o set. No game mais longo, o espanhol se aproveitou do posicionamento do rival, muito atrás da linha de base, para escapar de três break points – dois deles com aces – antes de marcar 6/4.

O momento continuou favorável ao cabeça 1, que abriu o segundo set com uma quebra, mas desperdiçou a vantagem no game seguinte. A partir daí, as melhores chances antes do tiebreak foram de Tomic. O australiano confirmou dois games de serviço de zero, criou dois break points em 3/2 e esteve a dois pontos de forçar o terceiro set, quando Nadal sacou em 5/6 e 30-30.

O tiebreak viu Tomic passar à frente pela primeira vez em 5-4. Nadal contou com um saque no corpo e em seguida matou um ponto na rede para ter o primeiro match point. Tomic escapou com dois serviços que não tiveram resposta de Nadal e o espanhol deu uma dupla falta de presente ao enfrentar o set point.

No set decisivo, um game ruim custou a partida a Tomic. Ainda no segundo game, o australiano tinha 40-15 com o serviço, perdeu quatro pontos seguidos e Nadal praticamente definiu a vitória no importante sétimo game. O espanhol contou com bons serviços e forehands para salvar dois break points antes de fazer 5/2 e não correu riscos ao sacar para o jogo, após 2h20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar