O suíço Roger Federer, heptacampeão e atual defensor do título, foi testado logo na estreia do ATP 500 de Halle, nesta segunda-feira. Em sua primeira partida na grama em 2015, o número 2 do mundo escorregou e caiu três vezes e precisou de três sets diante do “freguês” alemão Philipp Kohlschreiber, 31º, avançando com parciais de 7/6 (10-8), 3/6 e 7/6 (7-5), após 2h11.
Essa foi a nona vitória de Federer em nove jogos entre eles – o quinto na grama. Maior vencedor nesse piso na Era Aberta, o suíço soma 14 títulos e um aproveitamento de 87,4% em partidas na grama (132-19).
Em Halle, agora um ATP 500, Federer faz sua 13ª aparição e soma 47 triunfos e apenas cinco derrotas. A vitória desta segunda foi a 30ª da temporada. Seu adversário nas oitavas de final sairá do confronto entre o ucraniano Sergiy Stakhovsky, 50º, e o letão Ernests Gulbis, 86º.
O duelo entre campeões logo na primeira rodada (Kohlschreiber ganhou em 2011) viu três tombos do suíço e teve chances para os dois lados. Federer buscou a rede diversas vezes (23/37), em algumas com a combinação de saque e voleio, mas sofreu quando precisou do segundo serviço (venceu 41% dos pontos nessa situação).
A primeira quebra foi do ex-número 1, que fez 4/2, mas não consolidou a vantagem no game seguinte. O break point do alemão veio depois de uma queda de Federer, que, mesmo no chão, conseguiu passar a bola para o outro lado, mas errou um forehand na sequência.
No tiebreak, o suíço liderou com mini break por duas vezes. Porém, precisou salvar dois set point antes de aproveitar sua segunda chance de fechar a parcial, dominando um dos poucos ralis do tiebreak até o erro de Kohlschreiber na rede.
No segundo set, um único game errático do suíço, ao sacar em 3/4, foi o suficiente para o alemão conseguir a quebra e manter o serviço de zero para empatar o jogo. A parcial decisiva contou com bons serviços dos dois jogadores nos break points.
Federer teve chances de evitar o tiebreak, mas Kohlschreiber salvou dois match points e saiu de 15-40 em 4/5. Com alguns erros, o suíço também enfrentou situação delicada no game seguinte, salvando um break point antes de fazer 6/5, e no tiebreak. O alemão chegou a liderar por 5-3, fez escolhas erradas quando teve o serviço em 5-4 e o suíço prevaleceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar