01/05/2014

Bellucci vence Delbonis e avança às quartas de finais no ATP de Munique

Enfim Thomaz Bellucci pôde comemorar, nesta quinta-feira, uma vitória sobre o argentino Federico Delbonis. No quarto confronto entre os dois em torneios ATP, nas oitavas de final do ATP 250 de Munique, na Alemanha, o tenista número 1 do Brasil e 122 do mundo derrotou pela primeira vez o 44º do ranking. O paulista de Tietê se classificou para as quartas de final com as parciais de 5/7, 6/3 e 6/2, em 2h06 de jogo.
Nas três partidas anteriores disputadas com Delbonis, todas a partir de 2012, Bellucci perdera as três. Inclusive o argentino foi quem eliminou o brasileiro nas semifinais do Brasil Open, em São Paulo, em fevereiro.
Nas quartas de final em Munique, Bellucci terá pela frente o italiano Fabio Fognini, em partida nesta sexta-feira. Cabeça de chave 1 do torneio, o número 15 do mundo estreou nesta quinta-feira - ele não precisou disputar a primeira rodada - e derrotou o alemão Dustin Brown por 7/6(4) e 6/2.
Bellucci e Fognini só se enfrentaram uma vez no circuito profissional. Em 2011, quando era número 31 do mundo, o brasileiro perdeu para o italiano, então 56º do ranking, por 1/6, 6/2 e 7/6(0).
O jogo
Delbonis entrou em quadra mais regular que Bellucci. Logo no primeiro game da partida, o brasileiro precisou salvar um break point e mais dois no sétimo. Mal nas devoluções, também não conseguia ameaçar o saque do argentino. Depois que veio o empate em 5/5, Delbonis sobressaiu. Com um erro de esquerda, Bellucci teve o saque quebrado. Com o argentino sacando para o set, o paulista de Tietê (SP) até salvou um set point, mas, na segunda oportunidade que teve de fechar a parcial, o 44º do ranking superou o adversário e aplicou o 7/5.
No segundo set, Bellucci iniciou uma reação. Apesar das más devoluções, conseguiu devolver no quarto game uma quebra de saque que sofrera no terceiro. Ganhou confiança e emplacou mais uma quebra, ao mesmo tempo em que Delbonis aumentava o número de erros. O brasileiro fez 5/2 e depois chegou ao triplo set point. Delbonis forçou a igualdade, e Bellucci desperdiçou mais três set points. No próprio saque, porém, o paulista perdeu apenas um ponto e fez 6/3 com um ace, empatando o duelo.
Se Delbonis começou melhor a partida, Bellucci sacramentou a reação mantendo o bom desempenho no terceiro set. Conquistou uma quebra no quinto game e contou com um erro do adversário para salvar um break point no game seguinte. Depois do susto, Bellucci cresceu ainda mais e se impôs sobre o argentino. Com um leque de grandes ataques e bolas vencedoras, o brasileiro obteve mais uma quebra e ficou a um game da vitória. Sacando para o jogo, ele se viu diante de um 0-30, mas conseguiu a virada e, assim como no set anterior, finalizou o confronto com um ace.
CONFIRA AS QUARTAS DE FINAL
Sexta-feira, dia 2
Fabio Fognini (ITA) x Thomaz Bellucci (BRA)
Ricardas Berankis (LIT) x Jan-Lennard Struff (ALE)
Denis Istomin (UZB) x Martin Klizan (EVQ)
Andreas Seppi (ITA) x Tommy Haas (ALE)
Cuevas e Marrero vencem Sá e Mergea e avançam em Portugal
Na estreia no ATP 250 de Oeiras, em Portugal, o brasileiro André Sá não teve sucesso depois de ter competido em cinco Challengers seguidos desde o Brasil Open, disputado em fevereiro. O mineiro de 36 anos e o parceiro romeno Florin Mergea perderam, na quarta-feira, para os cabeças de chave 1 do torneio, o uruguaio Pablo Cuevas e o espanhol David Marrero, que levaram a melhor pelas parciais de 6/3 e 6/4, em 1h09 de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar