29/04/2014

São José vence o Brasília novamente e abre 2 a 0 nas quartas de final do NBB

Manny Quezada entrou para a história do Novo Basquete Brasil nesta segunda-feira. E de quebra, colocou o São José bem próximo das semifinais do NBB 2013/14. Jogando no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, os joseenses venceram novamente o tricampeão do Novo Basquete Brasil, por 95 a 82, em noite memorável do dominicano. Com 50 pontos, Quezada bateu a marca de Marquinhos, hoje no Flamengo, e tornou-se o recordista de pontos em uma partida de playoff do NBB, colocando seu nome na história da competição. O armador ainda pegou sete rebotes e deu cinco assistências. Em dez tentativas para três, Quezada anotou seis, e teve 68,5% de eficiência nos arremessos. De 19 lances livres, acertou 16. Com a vitória, o São José só precisa de mais um triunfo, na sexta-feira, às 19h, em casa, no Ginásio Lineu de Moura, mas sem torcida (cumprindo punição), para chegar às semifinais do NBB.
Quezada Basquete Flamengo x Bauru (Foto: Brito Junior / Divulgação)Manny Quezada entrou para a história do Novo Basquete Brasil (Foto: Brito Junior / Divulgação)

- Tive a ajuda dos meus companheiros e treinador, que me deram a oportunidade de fazer isso. São histórias que acontecem no basquete, fizemos um grande jogo. Mas a série ainda não acabou. Temos que ganhar e seguir trabalhando. Não estamos tranquilos. Enfrentamos um time campeão, com um grande técnico, jogadores campeões, e a série ainda não acabou. Precisamos de outra vitória para resolver de vez - disse Quezada.
Do outro lado, além da derrota, Brasília, que terá que vencer três jogos seguidos para ir à semifinal, ainda pode perder para o jogo 3, decisivo, o ala-pivô Guilherme Giovannoni, que sofreu uma contratura na coxa direita no segundo quarto e pode ficar fora. O cestinha do time no revés foi Alex, com 31 pontos e uma cravada no primeiro quarto que levantou a torcida. 
- O Quezada teve o controle total da partida e não achamos maneiras de atacar. Eles fecharam bem o garrafão, e o Caio foi bem marcado - disse Nezinho, do Brasília.
Alex Garcia, Brasília Basquete (Foto: Brito Júnior/Divulgação)Alex Garcia anotou 31 pontos, mas não evitou a derrota do Brasília (Foto: Brito Júnior/Divulgação)



O jogo

A partida começou equilibrada. De um lado Alex comandava o Brasília, e os joseenses respondiam com Quezada. Com metade do quarto, o jogo tinha 7 a 7 no placar. Brasília, porém, passou à frente com boa presença de Alex, e depois abriu vantagem com uma bola de três de Guilherme, fazendo 20 a 13 nos minutos seguintes. São José parou o jogo e Zanon pediu menos espaço para o time de Hernandez. A paralisação não surtiu efeito, e em contra-ataque, Alex cravou em cima da marcação do São José, abrindo 23 a 15 no final do primeiro quarto.

O segundo quarto começou com um susto para o Brasília, que perdeu Guilherme Giovannoni nos dez minutos seguintes com uma possível contratura no músculo posterior da coxa direita. Em quadra, na metade do quarto, o São José conseguiu fazer a desvantagem cair para cinco pontos após bola de três de Jefferson: 30 a 25. Com Quezada inspirado, com 14 pontos, São José pressionou e conseguiu a virada em 34 a 33, com oito minutos jogados. No minuto seguinte, com o Brasília atordoado, os joseenses ainda abriram 40 a 36 e foram para os vestiários no fim do primeiro tempo vencendo por 40 a 38.
Manny Quezada, São José Basquete (Foto: Brito Júnior/Divulgação)Osimani tenta parar Manny Quezada no jogo 2 do playoff das quartas de final (Foto: Brito Júnior/Divulgação)

 No início do terceiro quarto, São José abriu com um minuto sua maior vantagem: 45 a 38 com bola de três de Quezada. Nezinho, porém, na mesma moeda, e Ronald, trouxeram o revés para apenas dois pontos, em 45 a 43, com três jogados. O duelo esquentou, e quando os joseenses abriam, Brasília buscava, como fez ao trazer para 54 a 54 faltando três minutos para o fim do terceiro quarto em bola de três de Alex. Quezada, em noite inspirada, anotou sua quinta bola de três e manteve o São José à frente no fim do terceiro período, com 66 a 59.

Insistindo nos arremessos de três pontos, Brasília viu o São José voltar a abrir nove pontos, com 70 a 61 pelas mãos de Quezada. Em "chumbo" cruzado, Arthur meteu bola de três para o Brasília, mas viu Quezada chegar ao seu 37º ponto em mais uma bola de três, a sua sexta em nove tentativas: 75 a 67. No time da casa, Alex se esforçava e atingia 26 pontos, mas o dominicano Quezada já tinha 43 ao fazer 81 a 73 faltando três minutos para o fim do duelo. A pontuação igualou a marca de Marquinhos, hoje no Flamengo, em jogos de playoff do Novo Basquete Brasil. Em seguida, mesmo com o Brasília apertando, Quezada anotou mais dois pontos em lances livres, chegando a 45, número histórico no NBB. O dominicano ainda chegou aos 50 pontos, Brasília se entregou, e São José venceu a segunda no playoff de quartas de final, ficando próximo das semifinais: 95 a 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar