O acordo entre o PSG e a empresa Qatar Tourism Authority já é o maior do mundo em questão de patrocínio a um clube de futebol. Até 2016, os parisienses receberão por temporada 150 milhões de euros (R$ 410 milhões), e no último ano de contrato esse valor chegaraá a 200 milhões de euros (R$ 547 milhões).
Os valores superam, e muito, os assinados pelos ingleses Arsenal e Manchester United. Até então estes eram os principais contratos de patrocínio do planeta. Em relação ao clube de Londres, que era dono do maior contrato do mundo, a diferença chega a ser de quatro vezes.
Em julho deste ano, os ingleses fecharam com a fabricante de automóveis Chevrolet um contrato no valor de R$ 89,2 milhões por temporada, que será válido a partir de 2014/15. Esta quantia foi superada pelos Gunners, que estenderam o seu vínculo com a empresa aérea Fly Emirates por R$ 100 milhões por temporada.
Há porém uma desconfiança em torno deste anúncio feito pelo PSG. Muitos o encaram como uma forma que a empresa que comanda o clube, a Qatar Investments Authority, encontrou para burlar o regime do Fair-Play Financeiro que a Uefa pretende impor a partir da próxima temporada.
A Qatar Tourism Authority tem ligações com a empresa proprietária do PSG e com o governo do país árabe.
Veja a lista dos maiores patrocínios do mundo:
1) PSG - R$ 410 milhões (Qatar Tourism Authorithy)
2) Arsenal - R$ 100 milhões (Fly Emirates)
3) Manchester United - R$ 89,2 milhões (Chevrolet)
4) Barcelona - R$ 83,4 milhões (Qatar Foundation)
5) Bayern de Munique - R$ 78,7 milhões (Deutche Telekom)
6) Liverpool - R$ 66,7 milhões (Standard Chartered)
Manchested City - R$ 66,7 milhões (Etihad Airways)
Sunderland - R$ 66,7 milhões (Invest in Africa)
9) Real Madrid - R$ 56,8 milhões (Bwin)
10) Chelsea - R$ 46 milhões (Samsung)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seja o primeiro a comentar