11/03/2017

Volei: Benfica derrota Castêlo da Maia e vai à final da Taça de Portugal

O Benfica conquistou hoje um lugar na final da Taça de Portugal em voleibol ao vencer por 3-2 o Castêlo da Maia, numa prova cuja ‘final four' decorre este fim de semana, em Gondomar.

Depois de nos dois primeiros ‘sets' ter dominado - vitórias por 29-27 e 25-21 - o Benfica, considerado favorito à vitória desta prova uma vez que segue invicto e isolado no Nacional, desacelerou nos terceiro e quarto parciais, perdendo ambos por 25-21, chegando à vitória no derradeiro ‘set’, por 15-9.

No primeiro, os ‘encarnados' conseguiram iludir o adversário, apesar de obrigados a adaptar Hugo Gaspar a uma das pontas, e controlaram totalmente o parcial como comprovam as diferenças de quatro e de seis pontos nos tempos técnicos que registaram 8-4 e 16-10.

Mas a equipa maiata, fortemente apoiada nas bancadas, começou a acreditar, ainda que o Benfica tenha conquistado o segundo ‘set', num segundo parcial mais equilibrado com tempos técnicos de 8-4 e 16-15.

O conjunto orientado por José Jardim ‘tremeu’ e começou a falhar sobretudo no serviço, permitindo um terceiro ‘set' totalmente dominado pelo Castêlo da Maia, que registou tempos técnicos com quatro e sete pontos de diferença (8-4 e 16-9).

Os maiatos trabalhavam muito bem o bloco e demostravam eficácia na receção/ataque, enquanto os benfiquistas exploravam a suspensão, mas muitas vezes sem sucesso.

O quarto ‘set' começou por ser renhido e disputado praticamente ponto a ponto, o Benfica tomou a liderança do marcador e chegou ao primeiro tempo técnico com um ponto de vantagem (8-7) mas voltou a comprometer deixando o grupo de Nuno Pereira ‘virar' a contenda e chegar ao segundo tempo técnico a vencer por dois: 16-14.

No derradeiro ‘set', o Benfica, que em outubro de 2016 abriu a época com a vitória na Supertaça, mostrou que não quer perder a oportunidade de fazer o ‘tri' em Taças de Portugal - venceu nas duas últimas épocas e soma 16, liderando o ‘ranking’ de detentores deste troféu.

Com um bloco fortíssimo e remates muito convictos, os benfiquistas ganharam o quinto ‘set' por 15-9, preservando o saldo 100% vitorioso face às restantes três equipas finalistas.

Ainda esta tarde fica decidido o segundo finalista, num jogo que opõe o Sporting de Espinho, atual segundo classificado no Nacional, e Fonte do Bastardo, que é quarto.

A final vai ser disputada no domingo, às 14:00, também em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar