13/08/2015

Grêmio vence o Atlético-MG fora de casa e se aproxima do líder

Com uma vitória maiúscula sobre o Atlético-MG, o Grêmio atingiu a maioridade no Brasileirão. Após resistir ao ímpeto dos mineiros no início, construiu o 2 a 0 com dois golaços de Douglas, no primeiro tempo, e Luan, na segunda etapa. Com 33 pontos, se firmou de vez na terceira posição na tabela e entrou na briga pelo título.

Com o apoio de um Mineirão quase lotado, o Atlético-MG iniciou pressionando o Grêmio. Com toque de bola envolvente, o time de Levir Culpi buscava o lado direito para atacar, principalmente pelas subidas do lateral Marcos Rocha. Logo a dois minutos, Marcelo Grohe teve de intervir para evitar o gol mineiro. Após escanteio cobrado por Dátolo, o zagueiro Jemerson cabeceou para o chão e Grohe realizou uma defesa de puro reflexo.

Embora tivesse a marcação bem ajustada, o Grêmio encontrava dificuldades para manter a posse de bola. E o Atlético seguia insistindo com Marcos Rocha, que, a nove minutos, acionou Lucas Pratto na área. Mas o centroavante foi desarmado antes de concluir por Pedro Geromel. Aos 13, outra chegada mineira com Leonardo Silva, que tentou voleio na área, afastado por Erazo.

A partir dos 20 minutos, o Grêmio equilibrou o jogo. A primeira chance efetiva ocorreu aos 24, quando Walace lançou Luan, que arriscou da entrada da área em chute afastado por Leonardo Silva. Aos 26, outra chance: Luan cobrou falta com perigo sobre o gol de Victor.

Mesmo com mais presença ofensiva, o Grêmio não se descuidou da defesa. A dupla de zaga Geromel e Erazo praticamente não deu espaços ao ataque do Atlético — o equatoriano impediu gol quase certo de Pratto. Assim, o time mineiro tentou arriscar de fora da área: duas vezes, com Thiago Ribeiro, sem muito perigo.

Após resistir ao ímpeto mineiro, o Grêmio respondeu com seu contra-ataque rápido. Aos 40 minutos, em uma jogada de videogame, a equipe evoluiu do campo defensivo na base de toques rápidos — treinados à exaustão por Roger. 

A bola passou de pé em pé: Pedro Rocha, Maicon, Walace, Luan, Douglas e Giuliano, que arrancou até a entrada da área e teve inteligência para esperar a passagem de Douglas, que recebeu livre e mandou no meio das pernas de Victor para abrir o placar. Golaço. Ao final da primeira etapa, apenas uma má notícia: Luan recebeu terceiro amarelo e desfalcará o time contra o Joinville.

No retorno do intervalo, o Grêmio manteve o volume ofensivo. Logo a três minutos, Pedro Rocha e Luan tabelaram na entrada da área e a bola sobrou para Douglas, que arriscou por cima. Na jogada seguinte, o camisa 10 deu um passe de cinema para Pedro Rocha, que dividiu com Victor e quase marcou.

O segundo gol veio a nove minutos. E mais uma vez em grande jogada de Douglas, que deu belo passe para Giuliano, que irrompeu pela ponta esquerda, avançou até a área e rolou para Luan ampliar o placar.

A partir daí, o Atlético protagonizou uma intensa pressão. Aos 23 minutos, Dátolo finalizou na trave. Na jogada seguinte, o argentino tentou novamente, desta vez por cima do gol. A 27, foi a vez de Marcelo Grohe fazer grande defesa após Luan, que havia entrado no lugar de Leandro Donizette, ingressar livre na área.

O time mineiro ainda perdeu gol certo com Leonardo Silva, livre, que cabeceou para fora. Ao final do jogo, uma vitória de respeito e a certeza que o Grêmio entrou de vez na briga pelo título do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o primeiro a comentar